Nesta terça-feira 27 de janeiro na cidade siciliana de Niscemi, casas ficaram à beira de um precipício após um deslizamento de terra provocado por uma tempestade, informou o chefe da Defesa Civil italiana.
Niscemi, uma cidade com cerca de 25 mil habitantes no centro-sul da Sicília, fica em um planalto que, segundo as autoridades, está desmoronando gradualmente em direção à planície abaixo, mais de 1.500 pessoas foram retiradas de casa.
Prédios ficaram à beira do precipício depois que grandes seções da encosta cederam. Um carro ficou voltado para o abismo.
Na beira do deslizamento que já estão inabitáveis, o chefe da Defesa Civil Fabio Ciciliano, afirma que os moradores das áreas afetadas seriam realocados permanentemente.
No governo italiano da primeira-ministra Giorgia Meloni declarou estado de emergência para a Sicília, Sardenha e Calábria. Giorgia Meloni diz que eventos climáticos extremos têm se tornado mais frequentes na Itália nos últimos anos, inundações que devastaram cidades em todo o país, matando dezenas de pessoas e aumentando os riscos de deslizamentos, inclusive em áreas históricas.

