Mais de R$ 3,6 milhões foram investidos nas obras do 16º Distrito Policial e da 2ª Delegacia da Mulher, na Vila Clementino, na zona sul
O Governo de São Paulo reinaugurou, nesta quinta-feira (12), as instalações do 16º Distrito Policial e da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), localizadas na Avenida Onze de Junho, na Vila Clementino, zona sul da capital. As unidades passaram por obras de modernização que somaram investimento de R$ 3,6 milhões do Estado, com foco na melhoria da estrutura, da acessibilidade e da qualidade do atendimento à população.
Durante o período das obras, os atendimentos foram mantidos em unidades de apoio na região e, agora, foram retomados em um espaço mais adequado tanto para o trabalho policial quanto para o acolhimento das vítimas.
“Cheguei aqui hoje com muita alegria de ver a qualidade de cada cômodo desse imóvel, dos equipamentos. Isso significa mais qualidade de trabalho aos nossos policiais, mas também mais acomodação ao atendimento às vítimas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
As duas unidades funcionam no mesmo prédio, mas possuem atribuições e especializações distintas, voltadas a diferentes frentes do atendimento policial.
O 16º Distrito Policial, em funcionamento desde a década de 1960, atende todo o tipo de ocorrência criminal na região e conta com uma Central de Polícia Judiciária (CPJ) que funciona 24 horas, abrangendo também os bairros do Ipiranga e do Jabaquara. A unidade dispõe de uma equipe de quase 50 policiais civis, entre delegados, escrivães, investigadores, carcereiro e outros profissionais.
Já a 2ª Delegacia da Mulher Sul é voltada ao atendimento individualizado e humanizado de mulheres e crianças vítimas de violência física, sexual ou psicológica. Em funcionamento desde 1989, a unidade conta com mais de 30 policiais civis e atende não apenas a Vila Clementino, mas também bairros das imediações, como Vila Mariana, Campo Belo, Jabaquara, Heliópolis, entre outros.
“Não se trata apenas de novas delegacias ou novas instalações, mas sim de uma nova vida ao 16° Distrito Policial e 2ª Delegacia da Mulher Sul”, disse a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Adriana Liporoni.
Com a reforma, a delegacia passou a contar ainda com a Sala Lilás, espaço reservado para acolhimento das vítimas e para a realização de exames de corpo de delito por equipes do Instituto Médico Legal (IML), com peritos capacitados para esse tipo de atendimento.
A modernização das unidades integra um conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas à melhoria das condições de trabalho dos policiais e ao fortalecimento da rede de atendimento, especialmente no enfrentamento à violência contra a mulher.
Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
Quinta-feira, 12/02/2026

