No ano de seu 75° aniversário a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) Fundada em 7 dez.1951, tornou-se uma associação sem fins lucrativos de duração ilimitada e de utilidade pública por Decreto Presidencial, Nº 36.359 atendendo ao que requereu a “Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra”, a qual satisfaz às exigências do artigo 1º da Lei nº 91, de 20 de agosto de 1935, e, usando da atribuição que lhe confere o art. 2º da mencionada, foi expedido em 21 de outubro de 1954.
No dia 31 jan.2026, teve a tradicional transição de cargo de Diretor Presidente do Cel. Aer.(R1) Antônio Celente Videira para o Sr. Eng.Prof. Sérgio Lazoski com chave de ouro. Após conclusão de dois biênios à frente da instituição, o Coronel Celente faz forte discurso enaltecendo os valores cívicos, morais, institucionais e o capital humano que presta relevantes serviços à instituição.
O evento de transição teve a mesa presidida às 10h00 pelo Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, Chefe de Educação e Cultura do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (ChEC) e o Comandante da Escola Superior de Guerra – ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago.
A Passagem do “Bastão” do Coronel Celente Videira, que conduziu a instituição com maestria no biênio 2024/2025, passa agora a cargo do Professor Sérgio Lazoski. A nova Composição da Liderança e a transição marca um ciclo de continuidade e renovação.
Presidente: Eng. Prof. Sérgio Lazoski
1º Vice-Presidente: Cel. Aer. Antônio Celente Videira
2º Vice-Presidente: Gen. Bda. Himario Brandão Trinas.
O evento na ESG simboliza a solenidade desse momento para a ADESG, reforçando seus laços com instituições de excelência no estudo da Defesa e do Desenvolvimento Nacional. Os motivos centrais para a criação da ADESG incluem: Disseminação da Doutrina ESG: A ESG, criada em 1949, funcionava com turmas limitadas.
A ADESG foi criada como uma “extensão natural” para levar os ensinamentos estratégicos,
políticos e de defesa a um público maior. Integração Civil-Militar: A associação busca reunir os diplomados (militares e civis) para promover o intercâmbio de ideias sobre o desenvolvimento do país, fortalecendo a união entre os setores público, privado e militar. Capacitação de Líderes: A ADESG atua na capacitação de líderes em política, estratégia e inteligência, promovendo cursos como o CEPE (Curso de Estudos de Política e Estratégia) para análise de projetos de interesse nacional e parcerias de MBA e LATO SENSU.
Controle e Influência: Historiadores apontam que, no contexto do pós-guerra e Guerra Fria, a ADESG serviu para moldar o pensamento de elites locais e difundir a Doutrina de Segurança Nacional com ideias trazidas pelo General Salvador César Obino ao National War College nos Estados Unidos, ocorrida no fim dos anos 1940.
Por: Engenheiro de Produção
Prof. Me. Carlos Luiz Dias
Assessoria de Comunicação Social
(ACS/ADESG)

