

Evento virtual debate interseccionalidade e capacitismo; inscrições vão até 23 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para o webinar “Interseccionalidade e Capacitismo”, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com a AME (Amigos Metroviários dos Excepcionais), por meio da Escola da Inclusão. A formação integra o programa TODAS in-Rede e será realizada no dia 25 de fevereiro, das 19h às 22h.
O evento tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a presença do capacitismo preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência e discutir formas de enfrentamento. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro, com vagas limitadas.
Segundo o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, a iniciativa reforça a necessidade de ampliar o debate sobre inclusão. “Este webinar representa um passo fundamental na nossa missão de construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Combater o capacitismo não é apenas responsabilidade das pessoas com deficiência, mas de todos nós”, afirmou.
A coordenadora do TODAS in-Rede, Caroline Reis, destaca que o encontro é aberto a todos os interessados na pauta da inclusão. “É uma oportunidade de desconstruir estereótipos e vieses inconscientes, entendendo como pequenas mudanças de atitude fazem grande diferença para tornarmos o mundo mais inclusivo e acolhedor”, disse.
Debate sobre interseccionalidade
O webinar abordará o conceito de interseccionalidade, que analisa como diferentes formas de desigualdade como deficiência, gênero, raça, classe e idade atuam de forma combinada na sociedade. A proposta é discutir como o capacitismo se articula com outros sistemas de opressão e como políticas públicas e estruturas sociais podem reforçar exclusões.
A atividade será conduzida por Amanda Soares, comunicadora e pesquisadora em literatura brasileira na Universidade Federal da Bahia, e Walleria Suri, advogada e consultora em diversidade, equidade e inclusão. A mediação ficará por conta de Luciana Viegas, educadora e diretora executiva da ONG Vidas Negras com Deficiência Importam.
Sobre o programa
O TODAS in-Rede oferece cursos voltados a mulheres com deficiência, abordando temas como geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. O programa também inclui capacitação para profissionais que atuam na rede de proteção a mulheres com deficiência vítimas de violência.
Serviço
Webinar: Interseccionalidade e Capacitismo
Inscrições até: 23/02
Data do evento: 25/02
Horário: 19h às 22h
Inscrições: https://www.even3.com.br/webinar-interseccionalidade-e-capacitismo-688385/
(Vagas limitadas)
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte
Portal criado para conectar os leitores da região ao melhor conteúdo
Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

