

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo (8) António José Seguro pela vitória nas eleições presidenciais em Portugal. Em publicação na rede social X, Lula classificou o resultado como “expressivo” e afirmou que o pleito representou a vitória da democracia.
“Uma eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul–União Europeia”, escreveu o presidente brasileiro.
Lula acrescentou que o Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, para fortalecer as relações bilaterais, com foco no multilateralismo, na cooperação internacional e no desenvolvimento sustentável.
Como foi a vitória
O socialista António José Seguro foi eleito presidente de Portugal ao superar, no segundo turno, o candidato da extrema direita André Ventura. Até as 21h30 (horário local), Seguro havia ultrapassado a marca de 3,3 milhões de votos, contra cerca de 1,6 milhão do adversário.
Com mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar, a eleição registrou abstenção próxima de 50%, segundo dados preliminares divulgados pelas autoridades eleitorais portuguesas.
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte
Portal criado para conectar os leitores da região ao melhor conteúdo
Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

