

Com o aumento das aglomerações típico do Carnaval e das altas temperaturas do verão, crescem também os riscos à segurança de crianças e adolescentes em espaços públicos como praias, parques, praças, clubes e eventos de rua. Diante desse cenário, a Aldeias Infantis SOS lançou a campanha Verão Bem Cuidar, com foco na prevenção de acidentes, desaparecimentos e situações de violência infantil durante o período festivo.
A iniciativa busca mobilizar pais, responsáveis, cuidadores e a sociedade em geral para a importância da supervisão constante das crianças, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas. Segundo a organização, pequenos descuidos podem resultar em consequências graves e até irreversíveis.
Dados oficiais reforçam o alerta. Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que cerca de 20 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos no Brasil. Já levantamento da Aldeias Infantis SOS, com base no DataSUS, aponta que quase 4 mil crianças morreram em 2023 por causas acidentais. Em 2024, mais de 120 mil crianças precisaram ser internadas em decorrência de acidentes evitáveis, como quedas, afogamentos e sufocamentos.
“A campanha nasce da urgência de lembrarmos que o cuidado com as crianças não pode entrar em recesso. Em ambientes com grande circulação de pessoas, a atenção precisa ser contínua, compartilhada e responsável”, afirma Michéle Mansor, psicóloga e gerente nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS.
Segundo ela, a proteção infantil deve ser entendida como uma responsabilidade coletiva. “Em espaços públicos, o olhar atento de qualquer adulto pode fazer a diferença para prevenir situações de risco e agir rapidamente em emergências”, destaca.
Orientações práticas e prevenção
Como parte da campanha, a organização disponibiliza materiais informativos gratuitos com orientações práticas sobre:
- segurança em ambientes aquáticos;
- cuidados em locais de grande aglomeração;
- prevenção de acidentes domésticos;
- importância da supervisão constante de crianças e adolescentes.
A campanha Verão Bem Cuidar segue até 20 de março, quando termina oficialmente a temporada de verão. Os conteúdos educativos podem ser acessados gratuitamente no site da instituição.
Sobre a Aldeias Infantis SOS
Presente em mais de 130 países e territórios, a Aldeias Infantis SOS é a maior organização não governamental do mundo dedicada a apoiar crianças e jovens que perderam ou estão em risco de perder os cuidados parentais. A instituição atua no fortalecimento das famílias, na oferta de cuidados alternativos de qualidade e na defesa dos direitos da criança.
Mais informações estão disponíveis em www.aldeiasinfantis.org.br.
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte
Portal criado para conectar os leitores da região ao melhor conteúdo
Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

