

Pontífice pede trégua olímpica e defende esporte acessível; cita ameaças como doping e manipulação de resultados
O papa Leão XIV divulgou nesta sexta-feira (6), dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026, uma mensagem em que elogia valores do esporte, como o jogo limpo, e faz alertas sobre o risco de “corruptibilidade” quando a busca por lucro e desempenho se sobrepõe à integridade das competições. O pontífice também voltou a defender a tradição da trégua olímpica.
Mensagem “Life in Abundance” e críticas a práticas de fraude
Na carta intitulada “Life in Abundance”, publicada pelo Vaticano, Leão XIV associa esporte e lazer ao desenvolvimento físico e espiritual em tradições cristãs e filosóficas. No texto, aponta como ameaças ao esporte a “ditadura do desempenho”, citando doping, manipulação de resultados e outras formas de corrupção, com impacto também sobre o público e a confiança social no esporte.
Acesso, mulheres e pessoas pobres
O papa defendeu que o esporte seja mais acessível, com atenção especial a pessoas pobres e mulheres. Também pediu que torcedores evitem transformar a competição em “fanatismo” e que atletas não se deixem conduzir por narcisismo e obsessão por imagem e sucesso, especialmente sob influência de mídia e plataformas digitais.
Trégua olímpica
Leão XIV reiterou o apelo para que líderes internacionais respeitem a trégua olímpica, apresentada como oportunidade de distensão e diálogo durante o período dos Jogos.
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte
Portal criado para conectar os leitores da região ao melhor conteúdo
Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

