

Atendimento integra tecnologia, articulação institucional e abordagem humanizada
O serviço de localização de pessoas desaparecidas da Prefeitura de São Paulo possibilitou o reencontro de 3.765 pessoas entre 2021 e 2025. Somente em 2025, foram 2.732 solicitações, que resultaram na localização de 1.024 pessoas, segundo dados da administração municipal.
O trabalho é realizado pela Coordenação de Localização Familiar e Desaparecidos, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e atua a partir do cruzamento de dados da rede pública, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas e do Ministério Público, por meio do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID).
Apoio tecnológico e integração de dados
As buscas contam ainda com o apoio do Smart Sampa, sistema de monitoramento inteligente com cerca de 40 mil câmeras distribuídas pela cidade e integrado a diferentes bases de dados, incluindo o cadastro de desaparecidos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Entre as pessoas localizadas no período, 149 foram encontradas com apoio direto da ferramenta.
Orientações para registro do desaparecimento
De acordo com o coordenador do serviço, Darko Hunter, não é necessário aguardar 24 horas para registrar o boletim de ocorrência. O registro pode ser feito assim que a pessoa rompe com sua rotina, inclusive on-line, por familiar ou pessoa próxima.
Após o registro do boletim de ocorrência, a família deve entrar em contato com a Coordenação pelo WhatsApp (11) 97549-9770 e preencher o formulário disponível no site da Prefeitura, enviando as informações e autorizando, se desejar, a divulgação da imagem da pessoa desaparecida.
Com os dados reunidos, a equipe inicia buscas nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, verifica registros junto à Secretaria Municipal da Saúde e consulta informações do Instituto Médico Legal.
Atendimento humanizado e decisão da pessoa localizada
Quando a pessoa é localizada em algum serviço municipal, a equipe técnica realiza uma entrevista para informar sobre a existência do boletim de ocorrência e verificar se há interesse em restabelecer contato com a família. O reencontro ocorre apenas com o consentimento da pessoa localizada. Caso não haja interesse, a decisão é registrada por escrito e comunicada às autoridades competentes.
Quando a localização não ocorre de imediato, um alerta de desaparecimento é inserido no sistema. Se a pessoa acessar futuramente serviços como CRAS ou CREAS, a equipe responsável é acionada.
Divulgação e parcerias
Como parte da estratégia de busca, o serviço também divulga cartazes com foto e informações básicas em redes sociais e locais de grande circulação. Uma das parcerias envolve as Linhas Verde, Azul e Vermelha do Metrô, que exibem semanalmente casos de pessoas desaparecidas.
Localização de Pessoas Desaparecidas
WhatsApp: (11) 97549-9770
Formulário on-line:
https://prefeitura.sp.gov.br/web/direitos_humanos/w/desaparecidos/formulario_de_cadastramento/254691
Boletim de Ocorrência on-line:
https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home
Atendimento presencial:
- Centro Pop Santa Cecília Rua Norma Pieruccini Giannotti, 206 (Barra Funda)
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h - Ouvidoria de Direitos Humanos Rua Dr. Falcão Filho, 99 (região central)
Atendimento: das 10h às 16h | Agendamento: (11) 3104-0701
Além da localização, o serviço atua no fortalecimento e na reativação de vínculos familiares, oferecendo orientação contínua às famílias e integração com a rede de proteção social do município.
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte
Portal criado para conectar os leitores da região ao melhor conteúdo
Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

