Durante os trabalhos de construção da Linha 1 do metrô de Nápoles no início dos anos 2000, arqueólogos descobriram restos de navios romanos antigos enterrados sob a Piazza Municipal. Estes navios faziam parte de um vasto complexo portuário que data entre os séculos I e III d.C., quando Nápolis era um importante centro marítimo do Império Romano.
Junto aos navios, as escavações trouxeram de volta às docas de luz, lojas, ferramentas e objetos do dia-a-dia, perfeitamente preservados graças ao solo encharcado em água. A descoberta foi considerada uma das mais relevantes na arqueologia urbana italiana moderna.
As obras levaram anos de escavação e preservação cuidadosa. Alguns dos navios foram transferidos para o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, onde são exibidos juntamente com outros artefatos do antigo porto.
Descobertas deste tipo são relativamente comuns na Itália, já que muitas cidades modernas surgiram em assentamentos romanos. Muitas vezes os canteiros têm de parar para permitir que os historiadores documentem o que emerge.


